crematório
anteprojeto de um crematório, produto da cadeira de projeto arquitetônico 07 na faculdade
equipe: camila souza, juliana barbosa e juliane silveira
área total construída: 4600 m²
a proposta é de crematório público para a cidade do recife. o terreno de intervenção está localizado ao lado do cemitério de santo amaro, que atualmente sofre com problemas de superlotação. o empreendimento do crematório, além de resolver este problema de espaço, também é uma solução mais sustentável, visto que já foi constatada a poluição do lençól freático através do “necrochorume”, substância tóxica para o ser humano, encontrada no solo próximo à cemitérios. portanto, o crematório resolveria questões de saúde pública, espacialidade e sustentabilidade.
através do conceito de espaços cerimoniais, criou-se um volume linear, baseado nos cortejos e procissões, onde os parentes poderão vivenciar um momento especial na despedida do ente. um espaço simples, porém acolhedor e convidativo, que o visitante vai descobrindo aos poucos. entrando pelo átrio, encontra um espaço de contemplação e reflexão trazidos pela presença do elemento água, onde uma suave cascata descansa em um espelho d’água. neste ambiente, o som e a temperatura são diferentes, assim como a iluminação indireta trazida por rasgos de aberturas zenitais, proporcionando uma atmosfera ainda mais especial e os usuários podem sentar em bancos ao redor desse espaço.
passando por trás desta cortina de água, o cortejo continua e encontram-se os acessos às capelas individuais, pequenas salas onde os familiares fazem velórios e depois seguem para a capela principal, onde há uma cerimônia simbólica. esta, por sua vez, possui na sua entrada quadro planos inclinados de piso, paredes e teto, no qual causam uma sensação de acolhimento aos familiares em cortejo. ao final desta capela é colocado o caixão para que os familiares tenham seu momento de despedida e logo após a cerimônia, uma plataforma vertical é acionada levando o corpo para o semienterrado, pavimento de serviço, onde irá passar pelo processo da cremação. no outro extremo da edificação, voltado para a rua dos palmares, possui um “banco arquibancada”, um espaço público para os usuários do crematório e também para a cidade.
para alcançar o vão de 28 metros, a estrutura da edificação é feita a partir de pórticos de concreto protendido e paredes de concreto. o espaço de 1 metro formado pelas paredes, serviu para instalação do sistema de refrigeração, além da encanação das águas pluviais captadas a partir do teto verde instalado na coberta, para reuso em descargas de bacias sanitárias.
as capelas individuais possuem isolamento acústico, para que as famílias possam ter mais privacidade, caso queiram realizar cantos, missas, cultos durante o velório de seus entes.