complexo cultural
anteprojeto de um complexo cultural produto da cadeira de projeto arquitetônico 04 na faculdade
área total construída: 854 m² | café: 157 m² | biblioteca: 423 m² | galeria: 273 m²
o estudo foi feito em um terreno de aproximadamente 1800 m² com formato em “L”. a proposta era integrar estes três diferentes equipamentos comerciais, públicos e culturais, mas ainda assim proporcionar bastante espaço no terreno, de modo que o complexo fosse uma extensão do passeio público.
a volumetria e texturização das três edificações são complementares e dinâmicas. iniciando pelo café, um prisma retangular único, recebe a adição de um novo volume superior que vem a ser deslocado, formando o volume da biblioteca. e por último a galeria, em que o volume superior é rotacionado em 45º.
a materialidade é marcante através dos tijolos de barro, que empilhados formaram paredes inteiras de cobogó, elemento nordestino que proporciona ventilação e iluminação naturais para os ambientes internos e agrega esteticamente à arquitetura. o primeiro volume do café, foi todo abraçado pelas paredes de tijolos, já na biblioteca acontece em apenas uma parede, rasgando o volume internamente. já na galeria há a ausência do material, provocando curiosidade nos visitantes.